Estrutura Organizacional

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

  • End.: RUA CAP. ANTÔNIO DA COSTA AZEVEDO, 400, BAIRRO: CENTRO, MUANÁ – PARÁ
  • Fone: (91) 3494-1208
  • Horário de atendimento: DE 08:00H ÀS 13:00H
  • E-mail: 

CONSELHO ADMINISTRATIVO

  • Presidência: JOSELBA DE Nº COSTA PACHECO
  • Tesouraria: JOELBA DO S. COSTA NOBRE

 

REPRESENTANTE DOS SERVIDORES INATIVOS E PENSIONISTAS

  • Titular: MARIA DE NAZARÉ DA SILVA REIS
  • Titular: JOSÉ MARIA BATISTA NOVAES
  • Suplente: MARIA DE NAZARÉ LOUREIRO FERRÃO
  • Suplente: EURÍDICE FARIAS DOS SANTOS

COMITÊ DE INVESTIMENTO

  • Presidente: JOSELBA DE N. COSTA PACHECO
  • Membro: EDIRALDO PIMENTA DOS SANTOS
  • Membro: IZANELE DO ESPIRITO SANTO PENA

CONSELHO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA

Representante do IPSMM: JOSELBA DE N. COSTA PACHECO

REPRESENTANTE DO PODER EXECUTIVO

  • Titular: ZEANE TEIXEIRA PINHEIRO
  • Suplente: MARIA DE NAZARÉ LOUREIRO FERRÃO

REPRESENTANTE DO PODER LEGISLATIVO

  • Titular: RAIMUNDO BENEDITO DE ALMEIDA PAULA
  • Suplente: NELIANE DA SILVA VALE COSTA

REPRESENTANTES DOS SERVIDORES EFETIVOS ATIVOS

  • Titular: RHELEM CRISTINA PALHETA PANTOJA
  • Titular: CLEONICE DO SOCORRO DE ANDRADE COSTA
  • Suplente: EDILA RODRIGUES CARVALHO
  • Suplente: ARLINDO FARIAS CALANDRINI

REPRESENTANTES DOS SERVIDORES INATIVOS E PENSINISTAS

  • Titular: JOSÉ MARIA BATISTA NOVAES
  • Suplente: EURÍDICE FARIAS DOS SANTOS

COMPETE AO RPPS

CARGO EFETIVO: AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS

ESCOLARIDADE: Ensino Fundamental
ATRIBUIÇÕES:

  • Executar tarefas relacionadas à limpeza, conservação predial, bem como,
    manutenção da
    copa e preparação de bebidas, observando as determinações superiores;
  • Executar serviços de limpeza e higienização de equipamentos, peças e instalações;
  • Responsabilizar-se pelo preparo e distribuição de café, chá, sucos e outros
    alimentos, quando solicitado;
  • Receber, conferir, separar e armazenar os gêneros alimentícios;
  • Executar o tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do seu
    local de Trabalho;
  • Zelar pela guarda e conservação, manutenção dos equipamentos utilizados no
    trabalho; e
  •  Executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato.

CARGO EFETIVO: AGENTE ADMINISTRATIVO

ESCOLARIDADE: Ensino Médio
ATRIBUIÇÕES:

  • Atender os segurados e usuários do serviço de Previdência, pessoalmente ou por meio das ferramentas de comunicação que lhe forem disponibilizadas, esclarecendo dúvidas  relativas aos benefícios previdenciários;
  • Planejar e executar atividades de suporte à gestão dos processos administrativo conforme exigências das diferentes áreas de atuação;
  • Elaborar e formalizar processos e contratos;
  • Realizar despachos administrativos e operacionalizar sistemas internos;
  • Atender servidores e munícipes;
  • Realizar controles e elaborar relatórios;
  • Auxiliar nos procedimentos administrativos de concessão de benefícios previdenciários;
  • Executar trabalhos que envolvam o expediente administrativo do IPSMM , inclusive o atendimento aos beneficiários e emissão de documentos correlatos às suas funções, tratando o público com zelo e urbanidade;
  • Organizar, classificar, registrar, selecionar, catalogar, autuar, arquivar e desarquivar processos, documentos, relatórios, periódicos e outras publicações;
  • Efetuar ou orientar o recebimento, conferência, armazenamento e conservação de materiais e outros suprimentos;
  • Manter atualizados os registros de estoque, inclusive verificando o manuseio de materiais, os prazos de validade e as condições de armazenamento;
  • Operar microcomputadores fazendo uso do sistema operacional, de editores de textos, de planilhas eletrônicas e de outros programas específicos de automação de suas tarefas;
  • Zelar pelos equipamentos de trabalho, comunicando defeito ao superior imediato ou à unidade competente solicitando conserto e manutenção para assegurar o perfeito funcionamento;
  • Operar fotocopiadoras, digitalizadoras, calculadoras e outros equipamentos, de acordo com as necessidades do trabalho;
  • Manter-se atualizado sobre as normas previdenciárias e sobre a estrutura organizacional do IPSMM ;
  • Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações;
  • Executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato

 

CARGO EFETIVO: ANALISTA PREVIDENCIÁRIO

ESCOLARIDADE: Curso Superior nas áreas de Direito, Economia, Finanças, Administração, Contabilidade, Ciências Atuariais ou Ciências Sociais.
ATRIBUIÇÕES:

  • Executar tarefas especializadas nas diversas áreas, desenvolvendo atividades mais complexas que requeiram algum grau de autonomia;
  • Elaborar objeto de serviços e produtos necessários ao funcionamento da Autarquia, pesquisar preços, elaborar requisições e formalizar os processos de compra e de licitação;
  • Examinar faturas, recibos, notas de empenho e outros comprovantes contábeis, verificando sua exatidão e validade, observando o cumprimento das normas legais pertinentes para possibilitar o registro recomendado;
  • Redigir correspondências, ofícios, despachos e outras informações necessárias à Autarquia ou em processos administrativos;
  • Organizar as atividades do setor, com a orientação de seu superior, com a finalidade de assegurar um fluxo normal de trabalho dentro de resultados esperados;
  • Emitir manifestações e informações em processos que lhe forem submetidos à apreciação;
  • Informar ao superior sobre o andamento das rotinas administrativas e os resultados alcançados;
  • Compilar e transferir dados, consultar arquivos eletrônicos ou em meio físico para o preenchimento de fichas, planilhas e formulários;
  • Acompanhar as matérias sob sua responsabilidade, propondo alternativas e promovendo ações para o alcance dos objetivos da organização;
  • Executar atividades relacionadas com o planejamento operacional, a execução e o monitoramento de projetos, programas e planos de ação;
  • Receber materiais de fornecedores, conferindo especificações, a correta discriminação das notas fiscais, requisições e outros dados compatíveis, permitindo, observado os procedimentos legais definidos, a recepção do material;
  • Prestar apoio administrativo às diversas áreas da Autarquia, atuando no preenchimento de formulários específicos, levantamento de dados e tratamento estatístico, controles diversos envolvendo movimentação de materiais, veículos, pessoas, protocolos, dentre outros;]
  • Elaborar e enviar informações ao Tribunal de Contas Estadual, responsabilizando-se por sua exatidão;
  • Efetuar cálculos complementares a sua atividade funcional, registrando, transportando dados e aferindo resultados, utilizando-se de planilhas eletrônicas compatíveis;
  • Participar da elaboração de estudos e análises de contratos firmados pelo IPSMM , revisando cálculos, para ajuste e correção de valores;
  • Responsabilizar-se pelos seus atos em procedimentos de concessão de benefícios, cálculo de proventos e pensões e demais atividades previdenciárias praticadas;
  • Atender os segurados, pessoalmente ou por meio das ferramentas de comunicação que
    lhe forem disponibilizadas;
  • Redigir informações e expedientes administrativos, tais como: memorandos, cartas, ofícios, relatórios, editais e outros, com observância das regras gramaticais e das normas e instruções de comunicação oficial;
  • Examinar e distribuir processos administrativos;
  • Auxiliar a diretoria na administração de recursos humanos, bens patrimoniais e materiais de consumo;
  • Protocolar, tramitar e controlar o andamento de documentos, tais como ofícios, requerimentos, decisões do Tribunal de Contas do Estado do Pará, da Secretaria de Previdência Social, entre outros;
  • Auxiliar a diretoria nas rotinas administrativas, controle de estagiários, servidores terceirizados e na manutenção de equipamentos, mobiliário e instalações;
  • Manter-se atualizado sobre as normas previdenciárias e sobre a estrutura organizacional do IPSMM;
  • Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das
    informações;
  • Executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato.

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS DO IPSMM

CARGO EM COMISSÃO: DIRETOR PRESIDENTE

ESCOLARIDADE: Curso Superior de Tecnologia ou Graduação
REQUISIT. ESPECIAIS: Titular de cargo efetivo no Município
ATRIBUIÇÕES:

  • Representar a autarquia, judicial e extrajudicialmente e praticar os atos pertinentes à gestão do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM;
  • Administrar os recursos do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM e superintender a concessão dos benefícios previdenciários previstos em lei, com o auxílio dos Diretores dos Departamentos, que lhe são subordinados;
  • Assinar balancetes, documentos da prestação de contas anual e balanço anual do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM;
  • Prestar contas da administração da autarquia, mensalmente e anualmente, efetuando a publicação e o encaminhamento dos documentos pertinentes ao Prefeito à Câmara Municipal, ao Tribunal de Contas e a Secretaria da Previdência Social – MPS, respeitadas as normas aplicáveis em cada caso;
  • Assinar convênios, contratos, acordos, credenciamento de empresas e profissionais, nos termos da legislação pertinente;
  • Efetuar o pagamento de despesas, assinando sempre em conjunto com o Diretor do Departamento Financeiro os cheques, ordens de pagamento e demais documentos relacionados com a abertura e movimentação de contas bancárias, aplicações de valores no mercado financeiro, etc.;
  • Determinar a abertura de procedimentos administrativos, inclusive de compras e contratações, homologando os procedimentos licitatórios e decidindo eventuais recursos administrativos, na forma da lei;
  • Determinar a abertura de concurso público para provimento de cargos vagos, dentro das necessidades da autarquia, nomeando os candidatos aprovados, com observância da legislação vigente;
  • Decidir tudo quanto diga respeito à vida funcional dos servidores da autarquia;
  • Decidir sobre a concessão dos benefícios previdenciários previstos em lei, mediante prévio parecer jurídico emitido em processo administrativo regular, emitindo os atos respectivos e determinando sua publicação;
  • Efetuar as aplicações dos recursos disponíveis, obedecidas as regras e determinações do Conselho Previdenciário ou Comitê de Investimentos e as limitações estabelecidas pelos órgãos federais;
  • Atribuir ou delegar funções aos seus subordinados, orientando-os no desempenho das atividades bem como na sua conduta funciona;
  • Avaliar o desempenho do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM e propor ao Conselho de Administração a adoção de novas regras destinadas a aprimorar o desempenho e a eficácia dos serviços autárquicos;
  • Atribuir ou delegar funções aos seus subordinados;
  • Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; e
  • Executar outras tarefas correlatas de interesse da autarquia.

CARGO EM COMISSÃO: DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

ESCOLARIDADE: Curso de Nível Superior
REQUISIT. ESPECIAIS: Titular de cargo efetivo no Município
ATRIBUIÇÕES:

  • Planejar, dirigir, supervisionar e gerenciar as atividades relativas à administração de pessoal, almoxarifado, arquivo, patrimônio, segurança, transporte, manutenção, contabilidade financeira, econômica e patrimonial em sistemas adequados e atualizados, coordenando a elaboração dos balanços, balancetes e demais demonstrativos e serviços gerais;
  • Supervisionar da folha de pagamento mensal de ativos;
  • Gerenciar e apoiar as atividades de comunicação e eventos, coordenando os serviços de propaganda, publicidade e assessoria de imprensa;
  • Gerenciar a abertura de créditos adicionais, quando necessário;
  • Gerenciar as atividades relativas à compra direta e licitação, administrando contratos, convênios, rescisões, reajustes e datas de vencimentos, observando a legislação e normas aplicáveis;
  • Responsabilizar-se pela elaboração da política de investimentos e submetê-la à apreciação do Comitê de Investimentos e à aprovação do Conselho Previdenciário;
  • Supervisionar a elaboração da Relação Anual de Informações Sociais — RAIS da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho;
  • Supervisionar a emissão da Declaração do Imposto Retido na Fonte — DIRF, anualmente;
  • Supervisionar a publicação das informações e atos relacionados à administração d autarquia, na Imprensa Oficial, web site ou em outros meios de comunicação;
  • Promover a organização e zelo pelos arquivos da autarquia, em consonância com as normas estabelecidas pelo órgão responsável pelo arquivo público municipal;
  • Gerenciar, supervisionar e coordenar o controle e contabilização das rendas, receitas e bens de quaisquer espécies e controlar o efetivo recolhimento das contribuições previdenciárias, o registro, controle e conservação dos bens da autarquia e da reavaliação anual dos bens móveis e imóveis;
  • Responsabilizar-se pelas propostas de diretrizes orçamentárias e as estimativas de receitas e despesas para o exercício seguinte, assim como o plano plurianual da autarquia;
  • Movimentar as contas da autarquia efetuando os pagamentos em conjunto com o Diretor Presidente;
  • Providenciar a devida execução das decisões do Conselho Previdenciário relativas aos investimentos financeiros, em conjunto com a Superintendência, respeitando-se a política de investimentos;
  • Atribuir ou delegar funções aos seus subordinados;
  • Solicitar informações, dados e documentos aos órgãos da Municipalidade, de suas autarquias, fundações e da Câmara Municipal, que forem necessárias para o cumprimento das obrigações administrativas;
  • Assinar, juntamente com o Diretor Presidente os balancetes mensais e o balanço anual e os demais documentos relativos à sua área de competência;
  • Prestar as informações e apresentar os documentos que lhe forem solicitados pela Superintendência e pelos Conselhos;
  • Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das
    informações; e
  • Executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato.

CARGO EM COMISSÃO: DIRETOR PREVIDENCIÁRIO

ESCOLARIDADE: Curso Superior de Tecnologia ou Graduação em Direito, Administração Pública ou Atuarial
JORNADA: Dedicação exclusiva
ATRIBUIÇÕES:

  • Planejar, dirigir, supervisionar e coordenar o atendimento dos segurados e dependentes do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM, prestando informações relativas à concessão dos benefícios previdenciários;
  • Gerenciar e executar as atividades relativas à concessão, atualização e cancelamento de benefícios previdenciários, perícias médicas, recadastramento de segurados e dependentes, diligências e compensação previdenciária, observando a legislação e normas aplicáveis.
  • Administrar os processos administrativos relativos à concessão de benefícios previdenciários;
  • Promover a inscrição dos segurados e dependentes para fins previdenciários, obedecidas as normas legais e regulamentares;
  • Solicitar informações, dados e documentos aos órgãos da Municipalidade, de suas autarquias, fundações e da Câmara Municipal, que forem necessárias para o cumprimento das obrigações previdenciárias;
  • Fornecer os dados necessários às avaliações atuariais anuais, determinadas pela legislação;
  • Prestar as informações e exibir os documentos que lhe forem solicitados pela Diretoria Executiva e pelos Conselhos;
  • Proceder a revisão, enquadramento e atualização dos valores dos benefícios previdenciários, determinadas pela legislação ou norma aplicável.
  • Emitir certidão de tempo de contribuição, em conjunto com a Diretoria Executiva, respeitadas as normas aplicáveis;
  • Atribuir ou delegar funções aos seus subordinados;
  • Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; e
  • Executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato;

FUNÇÃO DE CONFIANÇA: CONTROLADOR INTERNO

ESCOLARIDADE: Nível Médio
JORNADA: 40 horas
REQUISITOS ESPECIAIS: Ser servidor titular de cargo efetivo no Quadro do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM, ainda que cedido
ATRIBUIÇÕES:

  • Avaliar a gestão de forma a comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e examinar os resultados quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, de pessoal, e demais sistemas administrativos e operacionais;
  • Avaliar a execução das ações estabelecidas no planejamento estratégico da autarquia;
  • Analisar e avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a execução dos programas da Lei Orçamentária e o demonstrativo das receitas e das despesas;
  • Realizar auditoria nas contas dos responsáveis pela guarda de bens e valores, emitindo relatórios, certificados de auditorias e parecer sobre os processos de despesas;
  • Emitir relatórios de análise e conformidade das licitações e contratos em andamento, com fundamento nas normas e disposições regulamentares vigentes, orientando quanto aos procedimentos a serem adotados;
  • Emitir relatórios de análise e conformidade dos procedimentos de concessão de benefícios previdenciários do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM, com fundamento nas normas e leis vigentes, orientando quanto aos procedimentos a serem adotados;
  • Emitir relatórios e pareceres finais sobre o acompanhamento das atividades e procedimentos adotados, encaminhando-os diretamente ao Conselho Previdenciário, indicando medidas para corrigir eventuais falhas encontradas e não sanadas;
  • Aperfeiçoar os mecanismos de controle interno de modo a que sejam observados os princípios constitucionais da Administração Pública, em qualquer área do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM; e
  • Executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato.

FUNÇÃO DE CONFIANÇA: OUVIDOR

  • ESCOLARIDADE: Nível médio
    JORNADA: 40 horas
    REQUISITOS ESPECIAIS: Ser servidor titular de cargo efetivo no Quadro do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM, ainda que cedido
    ATRIBUIÇÕES:
  • Receber, examinar e encaminhar denúncias, representações, reclamações, críticas, apreciações, comentários, elogios, pedidos de informações e sugestões sobre as  atividades desenvolvidas pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM;
  • Processar o recebimento, a triagem, a classificação, o atendimento ou distribuição às áreas competentes das demandas encaminhadas, respeitando a legislação pertinente;
  •  Promover o arquivamento de expedientes contendo fatos que não apontem irregularidades, ou que não estiverem fundamentadas, com posterior remessa ao Diretor Presidente, para conhecimento;
  • Facilitar o acesso aos serviços prestados pela autarquia, disponibilizando as informações
    de interesse público;
  • Atuar na prevenção e solução de conflitos envolvendo usuários dos serviços;
  • Fortalecer a imagem institucional da autarquia junto ao Município;
  • Elaborar relatórios das atividades desenvolvidas, encaminhando-os ao Diretor Presidente;
  • Comunicar imediatamente ao Diretor Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Muaná – IPSMM, qualquer fato funcional ou institucionalmente relevante de que venha a tomar conhecimento; e
  • Desenvolver outras atribuições;

ATRIBUIÇÕES DO CARGO POR DESIGNAÇÃO

CARGO EFETIVO: AGENTE DE CONTRATAÇÃO

ESCOLARIDADE: Ensino Médio.
ATRIBUIÇÕES:

  • Planejar, coordenar e acompanhar os processos de licitação e contratações diretas, observando os princípios constitucionais da administração pública;
  • Elaborar e revisar editais, termos de referência, projetos básicos e contratos administrativos;
  • Assegurar o cumprimento da legislação aplicável, especialmente no que tange à transparência, eficiência e economicidade das contratações;
  • Realizar estudos técnicos preliminares para fundamentar as contratações;
  • Promover a interlocução entre os setores demandantes, fornecedores e órgãos de controle;
  • Gerenciar os riscos associados à contratação, identificando, analisando e
    implementando medidas de mitigação;
  • Conduzir os processos de consulta pública e audiências públicas, quando aplicáveis;
  • Controlar a execução dos contratos, verificando o cumprimento das obrigações pactuadas e propondo medidas corretivas quando necessário;
  • Zelar pela publicidade e integridade das informações relativas aos processos de contratação;
  • Garantir a conformidade dos atos praticados com os preceitos da lei de licitação incluindo o uso de soluções tecnológicas para assegurar a transparência e a celeridade nos processos;
  • Acompanhar a capacitação continuada para aperfeiçoamento nas atividades de contratação pública;
  • Emitir relatórios e pareceres técnicos sobre os processos de contratação e sua execução;
  • Realizar auditorias internas relacionadas às contratações, promovendo o aprimoramento dos procedimentos administrativos.
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